segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Filme sobre o poeta Manoel de Barros

Uma sessão especial para EDUCADORES com o filme INÉDITO

SÓ DEZ POR CENTO É MENTIRA, de Pedro Cezar.

29 de agosto, sábado às 10h.
Documentário sobre a vida e a obra do poeta sulmatogrossense Manoel de Barros.
Alternando sequências de entrevistas com o escritor, poesias e depoimentos de conhecedores de sua literatura, o filme traça um painel revelador da linguagem daquele que é considerado o poeta mais original em língua portuguesa.
Com 91 anos e vinte livros publicados, é consagrado por diversos prêmios literários. É o poeta brasileiro que mais vende livros na atualidade.
A sessão será seguida de brunch e debate com a presença do diretor.
Escola Audiovisual Cinema Nosso
Rua do Rezende, 80 – Lapa – Rio de Janeiro
Vagas limitadas Faça já sua reserva: 2539-6142
Ingresso: entrada gratuita para educadores mediante apresentação de documento profissional.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Vídeo sobre leitura

Para quem quer e sabe saborear...

domingo, 9 de agosto de 2009

Sobre o documentário “Língua – Vidas em Português”

Olavo Bilac denominou nosso idioma em seu poema “Língua Portuguesa” como “Última flor do Lácio” por ser a última das filhas do latim (originário da região do Lácio, na Itália, colônia de povos latinos). Certamente, o fez pensando na importância histórica do português e toda gama de influências que herdamos dos romanos para traduzir a vida em palavras.
No documentário “Língua – Vidas em Português” (Victor Lopes, 2001) nos são apresentados 06 países que compartilham o idioma (Brasil, Moçambique, Índia, Portugal, França e Japão) retratando a multiplicidade cultural através da vida de personagens anônimos em cada um dos 04 Continentes. A narrativa reporta-se à memória dos envolvidos, a fusão religiosa e cultural, os traços que ficaram em cada local a partir da herança portuguesa, e, em paralelo destacam-se entrevistas interessantes envolvendo ícones culturais como José Saramago, Mia Couto, João Ubaldo Ribeiro, Martinho da Vila e MadreDeus.
O documentário faz apologia à importância das raízes (memórias), o fenômeno da língua e todas descobertas a partir da fusão de conceitos e idéias entre povos diversos. A língua portuguesa mantém sua majestade e imponência por estreitar de forma calorosa e ímpar povos tão distantes entre si, caracterizando o falar como bela expressão de nossa alma. É um documentário itinerante, dinâmico, cheio de surpresas e “com um toque especial de Brasil”. Destaque especial para as entrevistas com os renomados escritores João Ubaldo Ribeiro e José Saramago que, em suas sabedorias, lançam luz sobre o valoroso tesouro que é a nossa língua, cada um ao seu modo, como se estivessem fazendo uma linda homenagem à mulher amada.
(por Giancarlo)

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Um livro é sempre uma boa dica...

Enquanto nossa pesquisa não é publicada aí vai um link para acessarem. Um texto de Celso Cisto, famoso contador de histórias, apresentando o livro de literatura 14 pérolas da India. Acessem o texto no link http://www.culturainfancia.com.br/portal/index.php Equipe PIC