domingo, 15 de junho de 2008

Tudo é Uma Coisa Só

Tudo é uma coisa só
Tem hora que a gente se pergunta:
Por que é que não se junta tudo numa coisa só?
Boneca, panela, chinelo, carro, moto
Você aparece de repente e coloca em minha frente
A dúvida maior:
Se tudo que eu preciso se parece
Por que é que não se junta tudo numa coisa só?
Balaio
Domingo eu não saio
De bambu e corda
Só se for pra rezar
Luz No cabelo e nos olhos
No sorriso do justo
Feito para iluminar
Cruz Na parede e no púlpito
Nas nossas costas de súbito
Pesadas pra se carregar
Porta Abre e fecha o caminho
O balaio eu carrego sozinho
Ilumino essa cruz com meu jogo de andar...”
Trecho da música “Tudo é uma coisa só”, do grupo O Teatro Mágico, composição por Fernando Anitelli.
Será que é mesmo preciso juntar tudo numa coisa só? Ou o nosso olhar pode ser modificado para que percebamos detalhes tão semelhantes em coisas antes tão distintas aos nossos olhos?
Educar o olhar é tornar-se sensível. A sensibilidade na leitura é essencial para reorganizar as partes, reunindo o todo. Aos poucos é possível perceber que quanto mais se responde as perguntas, mais dúvidas encontramos, e cada vez mais vivenciamos a sensação de uma imensidão de questões que se unem e se separam, em um movimento contínuo, de idas e vindas, sempre de relacionadas ao nosso momento, ao nosso olhar.
Educar o olhar é perceber através do texto. Cada texto em seu contexto por muitas vezes pode nos confundir. Ao lermos, relacionamos a informação com nossas experiências. Essa informação é encontrada além da leitura inicial. Está nos detalhes, nas entrelinhas que a sensibilidade nos permite sentir. As significações permeiam toda uma rede de convívio e experiências que possibilitaram o autor realizar o trabalho. É perceber o tudo, o conjunto, o processo de criação.
Tudo está junto numa coisa só. Nosso olhar mal educado é que encontra dificuldades em visualizar essa extensa rede de relações. Educar o olhar não é tarefa fácil, é preciso estar vivo, apresentar-se ativo. Agir, refletir, reagir. Recebendo e registrando a impressão das coisas. O olhar, assim, é construtivo, revitalizando nossa imaginação, dando-nos coragem para criar e testar diferentes idéias.
Paola Fávero

2 comentários:

Adri disse...

Paola,
Ficou muito bom!! Parabéns!!
Beijos,
Adriana

Julian disse...

mt bom paola... me fez sorrir... :)