quarta-feira, 16 de julho de 2008
A NARRATIVA EM NOSSA VIDA
sábado, 12 de julho de 2008
HISTÓRIAS DAS ESCOLHAS DA FLIP
Olha o Machado aí que não me deixa mentir... (acho eu)
Por falar em memória local, imperdível é a exposição permanente de Bia Lessa na Casa de Cultura de Paraty. A exposição traz fotos, depoimentos de moradores e artistas locais além de mostras de artesanato da região. Quantas histórias não ouvi e vi por ali... Delícia!
Aliás, que casa!! Fiz muita coisa por lá. Assisti a filmes em homenagem a Machado de Assis dos diretores André Kotzel e Nelson Pereira dos Santos com bons debates depois, e as pré-estréias de filmes “Na casa do Tom” de Ana Jobim e “Palavra cantada” de Helena Soldberg. Todos muito bons! Em cada um pensamos sobre a vida e suas histórias, sua poesia, música, loucuras e limites reais e imaginários. Um pouco da muita poesia e literatura que circularam por aquelas bandas...
Além dos filmes, a mesa de debates “Fábulas Italianas” com Alessandro Barico e Contardo Calligaris foi, das que assisti, a melhor.
Caligaris trouxe o quanto todas as leituras são importantes na formação do escritor. Disse, de forma muito simples, que a ficção começou nele aos 7 anos quando imaginava a invasão dos ETs para que não tivesse escola... “A ficção nasce dentro da gente com todos os instintos culturais que vivemos”, ressaltou ele.
Teria muito mais para contar e mostrar... Deixo algumas frases de divulgação do filme “Palavra Cantada”:
Esperando que as palavras sejam a pátria de muitos e sempre cantem e voem por aí...
Que os ventos levem e tragam sempre outras boas histórias...
Ou assim...
Ou de muitos outros jeitos e formas... Correndo à boca-miúda... Fabricando ficções em nossa vida... Em muitos outros lugares... E sempre!
quarta-feira, 9 de julho de 2008
IMAGENS, HISTÓRIAS e LEMBRANÇAS
Me inspiro no texto postado anteriormente para relembrar bons momentos vividos na FLIP (Festa Literária de Parati) em 2008. E tento, dessa forma, através das imagens “lembrar com a sensibilidade do presente, revivendo detalhes e recolorindo os cenários” do que foi vivido. Procurarei contar uma história com imagens através das fotos dos momentos vividos. Um momento cheio de histórias, muitas histórias!!
Expressas assim na liberdade dos livros nas árvores...
Mas que história escolher??
Ou essa com o Flautista?
Ou então com o Chico dos Bonecos...
Ou com os bonecos da FLIP?
Mas quem ama tem dúvidas... E já que...
Duvido que saberiam como escolher!!
PASSADO, A LIMPO
Autores: Paola Fávero, Julian, Monique, Célia, Maria Clara e Giancarlo.