quinta-feira, 9 de abril de 2009

Narradores de Javé – entre o contar pela oralidade e o contar pela escrita...

Trazemos neste momento trechos de apresentação do Filme Narradores de Javé com direção de Eliane Café. O filme trata da situação vivida por uma pequena comunidade que transmite seus saberes pela oralidade, sem o uso da escrita e que se vê diante da ameaça de perda da sua história com a inundação de suas terras. Surge a necessidade de usar a escrita para o registro de sua história. Passam então a realizar um trabalho de memória, evocando lembranças, cada qual contando a história a seu modo mostrando um passado épico, uma “história grande” do Vale de Javé, com heróis forjados pelos homens – Indalécio – e pelas mulheres - a Maria Dina. E, nessa trama que visa buscar as origens de Javé, aparecem muitos elementos da memória individual e coletiva. Excelente para nossas reflexões sobre leitura e o contar histórias na formação dos sujeitos.

Apresentação do filme

Trecho do filme... Uma das histórias coletadas na comunidade...

Divirtam-se,reflitam e comentem!!

4 comentários:

Monique Carnevalli disse...

Huuuum!!! Fique morrendo de vontade de ver o filme. A história parece ser muito interessante.
Vou correndo para a locadora para pegá-lo. Depois eu conto qual foi a minha impressão.

Adriana Hoffmann disse...

Vamos ver!!Sandra tem esse filme? Podiamos fazer um sabadão com ele??
Beijos,
Adriana

Adriana Hoffmann disse...

Sandra já trouxe o filme. Quem quer participar de uma sessão? Célia e Monique já viram mas o restante do pessoal não. E aí, o que acham?
Aguardo notícias,
Adriana

Monique Carnevalli disse...

A curiosidade foi tanta que fui correndo à locadora para locar o filme ADOREEEI, mas gostei da idéia, Adriana, de fazer o sabadão. É só marcar. Quem não viu não pode perder.