segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Combinando os finais das leituras do ano...

Assim como afirma Peter O´Sagae, editor do site Dobras da leitura que aparece em nossa lista de sites recomendados (ao lado):

“Tão certo quanto ler é uma viagem, através dos mundos da ficção ou aventurando-se em diferentes dimensões e frações do conhecimento, ler “também” é combinar textos, em um tear de experiências vividas pelo leitor, dentro e fora dos livros. Desse modo, ler também é um trabalho que demanda ânimo e pode parecer tanto mais leve, ou mesmo forçado para alguns, por causa desse tramar relações, conforme nosso instante e predisposição.

Ler depende, em igual medida, do interesse, do gosto e do hábito de conviver com os textos mais diversos, seja verbal, visual ou sonoro, nos mais diversos suportes disponíveis em nossa sociedade. É bastante comum ouvirmos aqui e acolá alguma idéia a respeito de leitura informativa, leitura funcional, leitura de entretenimento, leitura formativa, leitura literal, ao pé da letra ou mais solta, uma leitura livre, leitura compartilhada e tantos outros nomes e modalidades: cada uma carregando uma concepção do que é o ato da leitura.” (trecho inicial do editorial de Peter O´Sagae no site http://www.dobrasdaleitura.com/ )

Que combinações de textos fizemos esse ano no Projeto? Como podemos encerrar o ano trazendo de alguma forma essa combinação que resulta numa leitura apenas elaborada por nós em nosso convívio de reflexão coletiva?

Estamos encerrando essa semana as atividades do grupo realizadas no ano de 2008 e em breve traremos a nossa produção final desse ano desejando que vocês, leitores que nos acompanham, continuem conosco no ano que vem.

Nenhum comentário: