segunda-feira, 25 de agosto de 2008

IDÉIAS

Ao ouvir o conto “Uma idéia toda azul” de Marina Colassanti, senti uma forte emoção e fiquei tão penalizada pelo rei ter deixado passar aquela e tantas outras oportunidades de compartilhar suas idéias com os que o cercavam e também de colocá-las em prática imediatamente.Me veio em mente um pensamento que havia lido naquela manhã, cujo autor não conheço, que era “uma idéia que não é colocada em prática é apenas um sonho”.
A professora Sandra também se recordou do livro de Ruth Rocha “Nicolau tinha uma idéia” que lembra a troca das idéias de Nicolau com as pessoas a sua volta. Essa troca é a mola propulsora, é o que nos diferencia enquanto seres que se relacionam socialmente.
De uma idéia surgem outras e outras que se perdem se não forem colocadas em prática ou compartilhadas. Nem sempre as idéias surgem sem uma intencionalidade definida, mas é junto com o outro que ela ganha forma e passa a ação transformadora, seja de pessoa, seja de coisa ou de objeto.
Nosso potencial criativo é muito importante no contexto em que vivemos. E essa contribuição pode influenciar mudanças transformadoras. Um dia li um texto chamado “A menina do vestido azul” de Thais da Silva que propunha uma dialética de ação. O professor de uma menina teve a idéia de presenteá-la com um vestido azul.
A partir dessa idéia colocada em prática ocorreram inúmeras mudanças na vida de sua aluna, dos pais da menina, em toda a comunidade em que vivia e no seu país. Podemos, então, chegar à conclusão de que a verdadeira mudança parte da melhora do que está ao nosso alcance até melhorar o que não está, ou mesmo, permanecer tudo como está. Tudo depende se teremos coragem de compartilhar nossas idéias com outras pessoas ou mesmo colocá-las em pratica, juntos ou sozinhos.
Monique Botelho

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Monique,
Gostei bastante de seu texto, parabéns!

Anônimo disse...

Monique,
Ficou bom seu texto! Continue produzindo...

Anônimo disse...

O anônimo sou eu! Sandra