Através do blog Bibliofilmes tivemos conhecimento do vídeo de uma Oficina de Literatura realizada por Luiz Alberto Mendes, do Instituto EcoFuturo, no ano de 2007, numa cadeia brasileira. Luiz Mendes, o protagonista do vídeo, entrou semi-analfabeto na prisão com 17 anos e saiu de lá 32 anos mais tarde na pele de um escritor consagrado com livros editados pela Companhia das Letras tendo sido inclusive indicado ao Prêmio Jabuti.
O vídeo que vocês viram é de autoria de Raimo Benedetti. E então, o que pensaram a partir dele?
Fontes:
Site do Instituto Eco futuro: http://www.ecofuturo.org.br/
Blog Bibliofilmes: http://bibliofilmes.blogspot.com/
Os professores, por Valter Hugo Mãe
Há 5 anos
7 comentários:
Ser livre é ter a cabeça livre, como mostra este excelente post. Quantos de nós permanecemos presos, apesar de estarmos livres?
Pensei em um amigo que desenvolve trabalho semelhante com apenados. Elionaldo: este post tem além do belíssimo trabalho do protagonista, o espírito de sua tese de mestrado.
As cadeias podem ser sim, centros de libertação dos apenados, através da educação.
Que história!!!
A descoberta dessas pessoas de si mesmas através da leitura de suas prórias escritas repletas de tantas vidas. Maravilha o trabalho desse rapaz.
Obrigada Adriana por mais esse presente.
Célia e Márcio,
Obrigada por aparecerem por aqui.Muito bom para pensarmos. Vou convidar o Elionaldo que estuda o sistema prisional e trabalha com ele para opinar também nesse post. Aguardem! Esperamos que ele apareça por aqui...
Beijos,
Adriana
Que desafio enfrentar um lugar com tantos abismos. Trabalho louvável.
Dri, adorei o bichinho que se alimenta de comentários, genial.
O Luiz Mendes é a prova de que não somos apenas produto do meio em que vivemos nossa subjetividade também atua em nossas vidas.
Não lhe faltou forças para fazer a diferenças, não apenas em sua vida, mas igualmente na vida de tanto outros.
Luiz, parabéns por sua iniciativa. Nosso mundo precisa de pessoas grandes assim!
Drika e Monique,
Obrigada pelas palavras!! Bom ter vocês sempre por aqui...
Beijos,
Adriana
partilho aqui um dos meus projetos a decorrer em Portugal (em diversos estabelecimentos prisionais) : http://miguel-horta.blogspot.pt/2012/07/o-gradao-amarelo.html
Postar um comentário