quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Clarice: experiência imortal

Olha a gente aqui de novo, para narrar nossas experiências, contar nossas histórias, chegar até você, leitor.
Contaremos um pouquinho de nossa inesquecível visita ao CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil - RJ) na qual, em uma maravilhosa tarde ensolarada pudemos apreciar minunciosamente a trajetória de vida de uma mulher revolucionária, que foi sem dúvida uma das maiores escritoras desse país. Se Clarice Lispector não tinha a intenção de, com suas palavras transformadas em contos, levar o leitor a mudar a sua visão ou pelo menos a começar um processo reflexivo interior, ao menos deveria ter o desejo de se imortalizar em cada linha escrita.
Acreditamos que este desejo seja a essência das histórias, mesmo que o autor, conscientemente, não o tenha como propósito. Afinal, basta ver quantas histórias vivem até hoje e nos revelam seus autores, por vezes, desconhecidos.
Gostaríamos também de compartilhar com vocês nossa apresentação no campus Nova América, na Estácio, do trabalho “A narrativa e sua dimensão formadora de leitores”. Experienciamos a situação por nós narrada sendo vivenciada por cada pessoa ali presente. Essa é uma forma de imortalizarmo-nos na vida. Certamente nos tornamos personagens da narrativa de muitos deles. Assim, a Humanidade vai construindo sua história: ao conhecermos pessoas novas, seja pessoalmente ou mediada por suas obras; conhecemos novos lugares e, principalmente, quando compartilhamos esses momentos com o ser mais próximo. A palavra tem poder. E ainda há quem duvide disso.
Então é isso aí galera, espero que vocês tenham mergulhado no universo mágico da narrativa e que a partir de nossas experiências possam construir suas próprias experiências. Até a próxima!
Maria Clara, Maira e Priscila

4 comentários:

Anônimo disse...

foi uma tarde maravilhosa e inequecível. Conviver com vocês está me fazer crescer muito. Estou muito feliz de poder ter compartilhado esta experiência junto à vocês. O texto está maravilhoso e me fez reviver momentos inequeciveis. Bjs, Monique

Adri disse...

Foram bons momentos com certeza... Um dia muito especial esse. Na semana que vem teremos outro que também vai ficar na história!
Beijos,
Adriana

Anônimo disse...

A narrativa de vocês me fez reviver os momentos daquele sábado, no Rio... A foto diz de nossa alegria, confirmando o texto que produziram. Parabéns!
Sandra La Cava

Anônimo disse...

Amei! Tudo de bom!
A foto só veio dar mais um charme ao texto. A experiência, ao meu ver, foi inesquecível.
Beijos, meninas!