domingo, 15 de fevereiro de 2009

Documentário Histórias

Primeira iniciativa do gênero no Brasil, documentário “Histórias” reúne especialistas de diversas regiões do Brasil e do mundo para mostrar o poder da oralidade na formação do ser humano, tendo como cenário a cidade do Rio de Janeiro.
As culturas e tradições que povoam a humanidade e ganharam forma graças a oralidade servem de ponto de partida para “Histórias” documentário brasileiro que traça um inédito painel sobre o ato e a importância de contar histórias para o ser humano.
Produzido em 2005, com direção de Paulo Siqueira (diretor, autor, atualmente é diretor artístico da Ópera Prima Produções), roteiro de Marcio Allemand (roteirista, jornalista e produtor) e produção executiva de Benita Prieto (atriz, produtora cultural, especialista em literatura infanto-juvenil e contadora de histórias do Grupo Morandubetá), “Histórias” trata de culturas e tradições diversas desde antes do homem falar, quando se expressava pelas pinturas e danças; culturas orais, escritas, até a atualidade, onde as várias mídias disponíveis oferecem novas possibilidades para as histórias, os contadores e seu impacto sobre a humanidade.
Segundo Benita Prieto “o documentário reúne depoimentos de contadores de histórias de diferentes regiões do Brasil, Espanha, Camarões e Ghana, que são o fio condutor da história. Cada artista fala sobre a tradição dos contadores de histórias em seu país de origem. Contam histórias originais... causos, curiosidades... que vão sendo costurados ao longo do documentário, mostrando a universalidade da oralidade e do ato de contar histórias”.
O filme começa discutindo a possibilidade de um mundo sem histórias, o que é impossível, por isso nesse momento só há sons e não há imagens. “Em nossa concepção cinematográfica, esse mundo não existe. Conduzimos o espectador por uma viagem de descobertas: antes mesmo da capacidade humana de falar, o homem contava histórias através das pinturas ruprestes, das danças... O filme então entra na cultura oral. Nesta há mais poesia, as pessoas não são tão racionalistas, há mais integração, compartilhamento, as histórias funcionam como ferramenta de educação, de socialização, de explicação do mundo e etc” explica Paulo Siqueira. (...)
“Histórias” é uma importante contribuição para a valorização e entendimento da arte de contar histórias como elemento essencial na construção do mundo.
Fonte do texto: http://www.target.inf.br/

7 comentários:

Célia Maria Ribeiro disse...

Adriana,
obrigada por mais essa bela dica,
estou muito interessada em
assistir o documentário, o vídeo foi uma provinha do quanto deve ser maravilhosa essa viagem na história das Histórias de diversos grupos sociais. Vai ser muito enriquecedor para o nosso grupo, e para quem mais chegar.
Bjs
Célia

Adri disse...

Com certeza, Célia!
Estou procurando... Vamos ver se conseguimos esse vídeo.
Beijos e até breve!
Adriana

Giancarlo Kind Schmid disse...

Fantástico documentário do gênero, recomendo também "Língua: Vidas em Português" de João Ubaldo Ribeiro, excelente por sinal.
Valeu pela dica, Adriana!
Beijos!

Adri disse...

Gian,
Muito boa essa sua sugestão! Acho que Sandra trabalha com esse filme em suas aulas, não?
Beijos,
Adriana

Giancarlo Kind Schmid disse...

Exatamente, a Sandra trabalhou conosco no 1º período. É um excelente material para estudo.
Beijos!

Gloria disse...

Oi Dri,
barato total!
bjs
Glória

raphaela disse...

Olá... eu gostaria de ter uma informação: seria possível conseguir fazer o download desse documentário? faço Mestrado em Letras e gostaria de usá-lo numa apresentação de seminário na semana que vem... meu e-mail é rcmp.jf@gmail.com
obrigada desde já!!