sábado, 28 de fevereiro de 2009

Sobre a história de Orfeu...

Trazemos aqui um pouco mais sobre a história de Orfeu, filme que trouxemos um trecho do filme de Marcel Camus em postagem anterior. Para essa postagem feita a várias mãos contamos com várias contribuições.
Orfeu, um excelente músico, amava Eurídice. O cantador e poeta Orfeu perde sua amada Eurídice e vai buscá-la no mundo dos mortos (Hades), contrariando todas as leis divinas. Nenhum vivo poderia entrar no mundo dos mortos! Mas, Orfeu inspirado pelo amor, toca sua lira que encanta a todos, mas jamais esquece Eurídice. O guardião do portão de Hades, encantado com sua música, dorme com a música de Orfeu. A mais bonita de todas as canções, Orfeu cantou para Hades, que o convenceu a deixar Orfeu levar Eurídice de volta. Para Orfeu sair do mundo dos mortos levando sua amada, Hades, porém, impôs uma condição: que Orfeu não olhasse para trás. O que vocês imaginam que aconteceu?
As autoras Thaïs Flores Nogueira Diniz e Karyna Gonzaga, em publicação quando eram pesquisadoras da Universidade Federal De Ouro Preto, trazem mais informações para complementar essa história. Comentam que Orfeu tocava a lira com tanta perfeição que os animais ferozes e os pássaros se agrupavam em torno dele, enquanto seus acordes atraíam árvores e rochedos e suspendiam o curso dos rios. Orfeu casou-se com Eurídice e ambos se amavam. Com sua morte Orfeu torna-se inconsolável. Algum tempo depois, resolve arrancá-la da morte e se dirige ao inferno. Por causa da magia de sua lira, Cérbero o cão de guarda do inferno se cala e as Fúrias recolhem as serpentes com que atormentavam os criminosos. Todos se deixam comover e estabelecesse uma condição: libertaria Eurídice do reino dos mortos, porém Orfeu, que a conduziria, não poderia voltar a cabeça para olhá-la. O esposo inicia sua jornada para o reino dos vivos, com a sombra de Eurídice a segui-lo. As trevas já começavam a se dissipar quando Orfeu, esquecido do que lhe fora imposto, volta-se. Nesse momento, o infeliz perde sua amada para sempre. As Musas sepultaram os despojos de Orfeu ao pé do Monte Olimpo e sua lira, transportada aos céus, transformou-se numa constelação.
Autores: Adriana Hoffmann, Giancarlo e Silvia Kotz.
Fonte: Diniz, Thaïs Flores Nogueira e Gonzaga, Karyna. Orfeu do Carnaval ou Brasil do Carnaval? Disponível em http://www.thais-flores.pro.br/artigos Acesso em fevereiro de 2008

2 comentários:

DIOGOERDTMAN disse...

PRIMEIRO CERBERO ERA O GUARDIÃO DOS PORTOES A MULHER DE ORFEU NAÕ MORREU PORQUE ERA SEMI-DEUSA E NÃO VO CONTINUA

Felipe disse...

Acho que poderiam melhorar a história,está muito mal contada,e não está presente os detalhes.